19/04/2021

Volta de restrições mais severas na pandemia derrubam faturamento do pequeno varejo e atacado em março

Em sua fase mais aguda desde o ano passado, a pandemia ainda afeta muito as micro e pequenas empresas. Os impactos puderam ser vistos durante o mês de março, com fraco desempenho para as PMEs na média móvel dos últimos 12 meses.

A fintech Gyra+, que é uma plataforma especializada em fornecer créditos com rapidez para micro e pequenas empresas, lançou o indicador GYRATrends, que analisa essa performance do mercado mês a mês e os indicadores não são muito animadores. A retração na média móvel de faturamento pôde ser vista tanto no varejo quanto no atacado, de 2,2% no primeiro e de 2,1% no segundo. Quem sofreu uma queda brusca também foi o setor de Artigos Recreativos ou Esporte, com baixa de 11%, nos últimos 12 meses.

As notícias boas vieram pelo segmento de Materiais de Construção, com alta de 10%. Rodrigo Cabernite, CEO da Gyra+ afirmou que “As PMEs prestadoras de serviço voltaram a apresentar retração na atividade durante março, após leve recuperação em fevereiro. Durante o mês de março observamos bom desempenho em lojas físicas de material de construção, e em vendas online de produtos farmacêuticos, cosméticos e produtos para uso doméstico”.

Esses segmentos tiveram uma alta considerável, mas ainda não comparável com a dos Materiais de Construção. Produtos Farmacêuticos, Perfumaria e Cosmético tiveram aumento de 7,4%, Equipamentos e Artigos de Uso Doméstico, elevação de 5,2%, Equipamentos de TI, Games e Comunicação, com crescimento de 4,9%, Vestimenta, alta de 3,2% e Produtos Alimentícios de Bebidas, com expansão de 1,4%. Em contrapartida, não comparável também com os Artigos Recreativos ou Esporte, apresentaram queda os Serviços de Consultoria (3,7%), Eletrônicos (2,6%), Peças e Acessórios para Veículos (2,2%), Outro Segmento de Comércio (1,6%), Outros Serviços (1,1%) e Artigos Médicos, Ópticos e Ortopedia (0,8%).

Em relação às regiões que requisitaram crédito na Gyra+ no país, observou-se uma aceleração na região Sul (24%); Nordeste (20%), Sudeste (17%) e Nordeste (17%). Houve queda na região Centro-Oeste (13%).

Esses indicadores são obtidos a partir dos dados de vendas obtidos via API em diversas plataformas de marketplace (comércio eletrônico), meios de pagamentos e ERPs. Nele, é apurada a média mensal de vendas de cada empresa, compondo a amostra por setor. “Nesta edição do GYRATrends publicamos o resultado médio dos diversos setores nos últimos 12 meses na comparação mensal, com uma base amostral de 5 mil empresas”, concluiu Cabernite.

 

SOBRE A GYRA+

A GYRA+ é uma plataforma que tem como propósito ampliar os limites do empreendedor para a construção dos seus sonhos. Através de um processo inovador, a GYRA+ conecta em plataformas parceiras para coletar dados e oferecer uma análise de crédito rápida, customizada e segura, sem a burocracia dos grandes bancos.

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Legenda: Rodrigo Cabernite, CEO da fintech GYRA+
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