13/10/2021

Fintech brasileira consegue o primeiro selo de ESG no Brasil

GYRA+ é a primeira fintech brasileira a conseguir o selo ESG por suas ações e preocupações com o social

Concedido pela “Sitawi Financas do Bem”, a GYRA+ é a primeira fintech brasileira a conseguir o selo ESG em suas emissões públicas de debêntures no mercado de capital local. A mais recente ocorreu em junho de 2021 e foi coordenada pelos bancos ITAÚ BBA e BTG. O estudo realizado pela Sitawi durou aproximadamente 45 dias e contou com apoio da equipe de crédito e finanças, com o suporte de todas as áreas da empresa, avaliando as condições operacionais e o que a fintech faz para atingir o seu público-alvo por meio do uso de dados de forma inteligente e segura.

O CFO da GYRA+, Thiago Gaspar, contou com enorme satisfação e orgulho que esse título demonstra que a empresa está trilhando a rota certa. “Estamos consolidando a empresa no caminho das finanças inclusivas, reforçando o nosso propósito que é ampliar os limites de crédito de cada empreendedor para a construção dos seus sonhos com empréstimo rápido, fácil e seguro, utilizando dados de forma inteligente”.

E foi justamente esse propósito que levou a empresa à conquista do selo. O financiamento de micro e pequenas empresas que faturam até 4,6 milhões de reais por ano é o principal objetivo da GYRA+. “É aquela camada da economia que é difícil acessar crédito. O foco principal é por empresas lideradas por mulheres, por negros, por pessoas acima de 65 anos e as situadas na parte mais pobre em termos de IDH no país”, afirmou o CEO da GYRA+, Rodrigo Cabernite, que ainda destacou o fato de os dados e a tecnologia usada garante o conhecimento de onde está indo o empréstimo. “Como nós trabalhamos muito com dados, usando bastante tecnologia, nós conseguimos medir para onde está indo o empréstimo, quem está na outra ponta. Um Banco do Brasil, por exemplo, não consegue. Nós temos a facilidade de conseguir medir isso de uma forma muito precisa” explicou ele.

O selo ESG (Environmental, Social and Governance), está em evidência atualmente por medir a sustentabilidade de uma empresa, avaliando tudo o que não tem ligação direta com a geração de lucros. Ações como preocupações sociais, ambientais ou de governança são fundamentais para analisar como os negócios serão conduzidos nas próximas décadas. Foi em 2020 que o diretor-executivo da BlackRock, Larry Fink, anunciou que só investiria em empresas sustentáveis e que as que não atentassem estariam fadadas a não ficarem sem capital. Com R$ 44 trilhões em ativos sob sua gestão, o mercado entendeu o caminho e materializou a ação de investimento em empresas ESG.

Existente desde 2017, a GYRA+ sempre teve essa preocupação. “O que a gente faz e a conquista deste selo não é algo que nós tomamos uma decisão estratégica de ter, porque nisso ou você é ou não é. Ou a sua atividade causa um impacto positivo ou não”, afirmou Cabernite.

Para o CEO da fintech, a grande parte do dinheiro que está disponível na economia ainda não é totalmente direcionado para empresas ESG, mas isso vai mudar em um futuro bem próximo: “daqui cinco ou dez anos, as empresas não vão ter mais opção. Ou elas conseguem mostrar que o que elas fazem está sendo feito da forma correta ou então eles não vão ter acesso ao mercado”, finaliza.

SOBRE A GYRA+

A GYRA+ é uma plataforma que tem como propósito ampliar os limites do empreendedor para a construção dos seus sonhos. Através de um processo inovador, a GYRA+ conecta em plataformas parceiras para coletar dados e oferecer uma análise de crédito rápida, customizada e segura, sem a burocracia dos grandes bancos.

www.gyramais.com.br | LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/gyramais/ | Facebook: https://www.facebook.com/gyramais/ | Instagram: https://www.instagram.com/gyramais/

 

SOBRE A C2L | COMMUNICATION TO LEAD

A C2L | Communication to Lead é um hub de comunicação e marketing full-service focado em criar e transformar marcas fortes, tornando-as líderes em seu segmento. Estamos preparados e estruturados para desafios complexos. Por isso, nossas soluções são completas e tailor made, com visão globalizada e uma abordagem interdisciplinar de cocriação, integrando criatividade, estratégia, eficiência e resultado.

 

www.c2l.ag | LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/c2l-communication-to-lead/ | Facebook: https://www.facebook.com/C2L.Agencia | Instagram: https://www.instagram.com/c2l.agencia/


Legenda: Rodrigo Cabernite, CEO da fintech GYRA+
Créditos: