22/12/2021

5 pontos que marcaram 2021 para o empreendedor

Para CEO de Fintech especializada em liberação de créditos para PMEs, ano de 2021 foi um ano de investimento para que houvesse as reaberturas

2021 foi um ano atípico para o microempreendedor brasileiro. Ainda dentro da pandemia de Covid-19, o ano começou com uma crise de falta de tubos de oxigênio em hospitais de Manaus, veio uma segunda onda de contaminados e com isso um novo lockdown. A grande missão para o empreendedor era saber como sobreviver a essa fase que já estava se estendendo há um ano.

Após a maior parte da população brasileira conseguir se vacinar com pelo menos a primeira dose, a economia voltou a reabrir. A dúvida então era de qual maneira o empresariado iria reabrir seu comércio antes fechado por um ano e se seria necessário algum dinheiro para investir.

Rodrigo Cabernite, CEO da GYRA+, Fintech especializada em liberação de crédito para microempresas, afirmou que foi preciso investir para conseguir reabrir. “Foi um ano de resistência. Tiveram alguns momentos bons, como a reabertura. Foi melhor que o ano passado, no qual tivemos péssimas surpresas. Para este ano já entramos com muita cautela, sabendo que estaria vindo a segunda onda lá nos EUA e na Europa”, apontou.

 

Saiba 5 pontos que marcaram o ano de 2021 para o empreendedor segundo Rodrigo Cabernite:

 

1 – Digitalização do comércio

O empreendedor que aprendeu com todas as dificuldades em 2020 conseguiu se colocar de uma forma mais segura quando veio a segunda onda. Isso significa um restaurante que foi para o delivery ou o comércio que foi para o e-commerce e conseguiu atender pelo WhatsApp. Isso tem muito a ver com digitalização.

2 – A reabertura

A grande dúvida era em como realizar a reabertura. O microempreendedor sabia que seu restaurante estava inutilizado há um ano, que o seu hotel que estava sem funcionar precisa reabrir e comprar enxoval novo. Com isso ele entendeu que para reabrir precisa de investimento. O simples fato de poder reabrir não significa que isso de fato iriha acontecer, é preciso também ter algum tipo de crédito para isso (material e insumos).

3 – A sobrevivência

Não era só preciso reabrir, mas também sobreviver. Nos centros comerciais a parte de comércio (lojas e restaurantes) foi fechada praticamente por inteiro. Quando reabriu, ficou só quem sobreviveu. Tiveram empresários que conseguiram identificar oportunidades, já que houve nichos em que oportunidades incríveis surgiram e que vários pedacinhos na economia ainda precisam ser preenchidos. 

4 – Cenário macroeconômico desafiador

A alta dos juros começou a pesar muito no segundo semestre. Mesmo com todas as dificuldades, ainda tivemos essa péssima surpresa dos juros altos na economia, a escassez de crédito e o pouco crescimento econômico.

5 – Crise longe de acabar

O empreendedor percebeu que ele precisa se planejar, se organizar e ser conservador. Precisa ter um caixa e ser resiliente para passar por alguns obstáculos que podem surgir de novo. O empresariado sai muito mais maduro e rodado agora no final do ano do que eles entraram em 2021. Tem um crescimento em relação a percepção dos negócios, de como investir na hora certa, esse aprendizado fica.

 SOBRE A GYRA+

A GYRA+ é uma plataforma que tem como propósito ampliar os limites do empreendedor para a construção dos seus sonhos. Através de um processo inovador, a GYRA+ conecta em plataformas parceiras para coletar dados e oferecer uma análise de crédito rápida, customizada e segura, sem a burocracia dos grandes bancos.

www.gyramais.com.br | LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/gyramais/ | Facebook: https://www.facebook.com/gyramais/ | Instagram: https://www.instagram.com/gyramais/

 

SOBRE A C2L | COMMUNICATION TO LEAD

A C2L | Communication to Lead é um hub de comunicação e marketing full-service focado em criar e transformar marcas fortes, tornando-as líderes em seu segmento. Estamos preparados e estruturados para desafios complexos. Por isso, nossas soluções são completas e tailor made, com visão globalizada e uma abordagem interdisciplinar de cocriação, integrando criatividade, estratégia, eficiência e resultado.

 

www.c2l.ag | LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/c2l-communication-to-lead/ | Facebook: https://www.facebook.com/C2L.Agencia | Instagram: https://www.instagram.com/c2l.agencia/


Legenda: Rodrigo Cabernite, CEO da fintech GYRA+
Créditos: